quinta-feira, 17 de junho de 2010

SIM, PSICOPEDAGOGIA !!!


A Psicopedagogia tem por objeto de estudo a aprendizagem como um processo individual contextualizado na dimensão social, em que a direção da construção do conhecimento é valorizada e entendida como processo, parte do resultado final. A Psicopedagogia é uma área de conhecimento de ação dirigida para o processo de aprendizagem humana. Sendo seu objeto de estudo o ser cognoscente, aspecto de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorre em todos os lugares, durante todo o tempo .
A Psicopedagogia se preocupa com as questões de aprendizagens e da não aprendizagem, utilizando aí os diversos campos de conhecimento com isto, deve se preocupar com as questões de não aprendizagem e de aprendizagem, partindo de que o sujeito tem condições e possibilidades de aprender, podemos dizer que a causa da dificuldade de aprendizagem não está ligada somente no sujeito mais sim no seu contexto histórico como um todo.

"A Psicopedagogia, portanto, deve pensar a aprendizagem ou a não-aprendizagem a partir de um sujeito que tem a possibilidade de aprender....."(Clarice M. Escott)

Nenhum comentário:

Postar um comentário