quarta-feira, 16 de junho de 2010

TECNOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA

A tecnologia atualmente faz parte do nosso dia a dia. Não é mais possível deixá-la de lado, pois é imprescindível conviver com ela. Em todos os lugares ela nos acompanha, daqui pra frente vai ser ainda mais usada na educação. Porém, é necessário que ela seja muito bem usada e aproveitada no contexto escolar.
Em alguns lugares já estão chamando as crianças e adolescentes de “nativos digitais”, pois isto já está comum nesta nova geração. Desde cedo as crianças têm acesso, tendo facilidade e intimidade com os computadores navegando pela internet sem nenhum problema. Mas acredito que isto deve ser muito bem orientado diante dos perigos que podem ocorrer nesta navegação sem uma boa orientação. É necessário que o psicopedagogo provoque o seu paciente a criar os mais diversos tipos de relações existentes entre os diversos objetos de conhecimento.
Aprender é ir do saber a apropriar-se de uma informação dada a partir da construção de conhecimentos; processo no qual intervêm inteligência e desejo. (FERNÁNDEZ, 2001, p.55).
É importante saber os recursos positivos que o mundo digital hoje nos traz. Para isto é necessário adequar a tecnologia juntamente com a educação, pois para que a aprendizagem através do computador aconteça, é necessário atenção e cautela nos conteúdos abordados. O ideal é priorizar as necessidades específicas e indispensáveis dentro da Psicopedagogia e incluir as novas tecnologias como ferramentas para facilitar a aprendizagem de uma forma rica e significante, tanto dentro da instituição quanto na Clínica. “Conhecer é reduzir ao desconhecido ao conhecido. O conhecido, o familiar, é a rede com que nos aventuramos a pescar no mar do ignorado. Compreensivelmente – e não poderia ser de outra forma – a gente só pesca o que cabe nessa rede! (ALVES, 2008, p. 325).

2 comentários:

  1. Olá, Marise!
    Boa tarde!

    Vamos virar blogueiras... rsrsrs
    Já estou te seguindo e coloquei um link do teu Blog no meu, ok?

    Gostei do teu texto!
    O aprender e o ensinar são processos permanentes e dinâmicos! Na psicopedagogia esta visão não é diferente e associada às novas tecnologias, como o computador e softwares educacionais tornam-se instrumentos de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos.

    Abraço!
    Danusa Cunha
    danusa_cunha@yahoo.com.br

    Blog BRINCAR É BOM!
    http://brincarebom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marise, eu também gostei bastante do teu texto, muito bem estruturado e bem escrito. Vou me espelhar no teu pra fazer o meu...
    Bjs
    Joyce

    ResponderExcluir